Representatividade
Um grande prêmio para marcar a força das mulheres no turfe
Atração deste fim de semana, 86ª edição do GP Princesa do Sul terá a presença feminina dentro e fora da pista do Jockey Club de Pelotas
Foto: Volmer Perez - Especial DP - Josiane Marques, 22 anos (foto), conduzirá Olimac, do Stud Kategoria, a partir das 17h deste domingo (14)
O Jockey Club de Pelotas promove neste final de semana a 86ª edição do Grande Prêmio Princesa do Sul. Este ano a prova de turfe mais tradicional do interior do Brasil tem como marca a participação de mulheres, que se sobressaem em um universo predominantemente masculino. A estrela do pequeno mas representativo grupo é a joqueta Josiane Marques, segunda mulher a disputar o GP em toda a história da prova.
Hoje com 23 anos, Josiane não era nascida quando Janaína Isabel Baptista fez história, em 2000, ao montar Ryder Cup e vencer a corrida. Janaína desembarcou em Pelotas com dez anos de profissão, experiências internacionais e campeã do GP Protetora do Turfe, a segunda prova mais importante do Estado. O retrospecto a colocava como uma das favoritas.
“Eu queria muito ganhar naquele ano, pois o homenageado era o veterinário Jorge Morgado, um grande amigo, que havia morrido em um acidente. Então, além de querer ser a primeira mulher a vencer a corrida, também havia essa motivação”, conta. Entre seus adversários na pista estavam Holmes Freitas, campeão do GP Brasil e do GP Bento Gonçalves, e Miguel Barreto, o jóquei então campeão do GP.

A presença de uma mulher na corrida levou mais de dez mil pessoas ao hipódromo e no final do domingo, 12 de março, o público assistiu a uma condução perfeita da joqueta, que guiou Ryder Cup até a vitória. A foto, ainda montada, cercada pelo público e falando ao celular com a família do homenageado, estampou a capa do Diário Popular no dia seguinte sob o título “Joqueta faz história no GP”.
Após 16 anos de profissão, Janaína abandonou as pistas para se dedicar à maternidade. A paixão pelos cavalos, todavia, a manteve no turfe trabalhando com o marido e treinador Clóvis Dutra, no Cristal. Na próxima semana ela inicia um novo desafio, como treinadora. “Fui muito realizada como joqueta e agora vou trilhar uma nova história, que espero seja também muito especial”, diz.
Mãe e filha dividem trabalho e histórias
Aos 17 anos, Rafaela Garcia divide seus dias entre os estudos, a administração das cocheiras e o trato dos cavalos, que têm como treinadores seus pais, Carlos Augusto e Marinês Garcia. Nascida no Jockey Club de Rio Grande, a caçula do casal está prestes a se tornar a primeira da família a ingressar na universidade, e o curso pretendido é o de Veterinária.
“Os cavalos são o amor da minha vida, sempre gostei de estar perto desde criança. Hoje me interesso pela genética, pela saúde dos animais e por isso tenho como propósito fazer Veterinária e trabalhar com cavalos de corrida. É isso que quero para a minha vida, pois sou feliz assim”, diz.

O amor pelos puros-sangues ingleses é herança do pai e da mãe, que foi a primeira mulher matriculada como treinadora no Jockey Club de Pelotas. O GP Princesa, aliás, traz boas lembranças para Marinês, vencedora do GP Prefeita de Pelotas (GP Velocidade) com Don Rucca em 2019.
A dona da bandeira
Ela não monta nos páreos, porém sua presença é uma marca dos GPs de Pelotas há 20 anos. A cada clássico, Maria Helena Rocha puxa a fila dos competidores e carrega a bandeira do Jockey Club de Pelotas.
“Minha história no Jockey começou muito antes de mim, com meu avô e minha mãe, que aos 13 anos já trabalhava nas cocheiras cuidando dos cavalos. Estar no prado vivendo cada domingo de corridas é uma alegria para mim, pois me sinto em casa”, diz.

A estrela da festa
Ao ser confirmada na condução de Olimac, do Stud Kategoria, no 86º GP Princesa do Sul, Josiane Marques passou a carregar a responsabilidade de representar todas as mulheres dentro da pista. “Quando o proprietário me confirmou, comecei a sentir o peso de carregar essa torcida e de dar o meu melhor tanto por ele, como por todas nós”, declara.
Em outubro do ano passado, Josiane entrou para a pequena lista das mulheres com uma ao menos uma vitória conquistada em Pelotas. De lá para cá foram seis triunfos. Neste domingo (14), a partir das 17h, tentará escrever seu nome de uma vez por todas no hall da fama do turfe gaúcho.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário